segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aprender o associativismo - "Manual do Dirigente Associativo"


O movimento associativo popular dispõe a partir de agora de uma obra de orientação e apoio. Maria João Santos e Sérgio Pratas são os autores do recém-lançado “Manual do Dirigente Associativo – 100 Perguntas/100 Respostas”, que se apresenta como “um instrumento de trabalho essencial para os mais de 400 mil dirigentes do movimento associativo de raiz popular”.
A obra organiza-se ao longo de 190 páginas por capítulos dedicados ao movimento associativo popular, à constituição da associação, à família associativa, ao funcionamento dos órgãos, à fiscalização externa (ou oficial). Da actividade associativa, às contas da associação, ao estatuto de utilidade pública e ao estatuto de dirigente associativo voluntário bem como ainda a situações de extinção da associação.

Historiando, de forma sintética, a evolução do movimento associativo popular em Portugal   a partir da monarquia constitucional e dando relevo às mutações operadas com o advento do Estado Social e da “governança”, os autores propõem um “um novo modelo de regulação para o movimento associativo popular”, que passa por um novo paradigma de articulação e parceria entre o Estado e esse movimento.

O reforço da autonomia, um novo estatuto e mais transparência são as vias propostas que os autores expendem detalhando condições.
Ficha técnica:
Título – “Manual do Dirigente Associativo – 100 Perguntas/100 Respostas”, autores – Maria João Santos e Sérgio Pratas, Edições Rui Costa Pinto, Lda (www.rcpedicoes.com), 1ª edição Junho de 2012, Depósito Legal 344083/12, ISBN 978-989-8325-27-3. Obra patrocinada pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Montepio e Fundação Calouste Gulbenkian

SESSÃO DE ASSINATURA DE PROTOCOLO E APRESENTAÇÃO DA ANTEVISÃO DO ESTUDO SOBRE AS BANDAS FILARMÓNICAS DO DISTRITO DE SETÚBAL


A Federação vai realizar a sessão de assinatura de um protocolo e apresentação de um estudo sobre as bandas filarmónicas do distrito de Setúbal, no dia 29 de Junho, sexta-feira, às 19.00 h na sede da Sociedade Filarmónica Providência, em Vila Fresca de Azeitão (*).

Pedro Marquês de Sousa, o autor deste trabalho centrado na história do movimento filarmónico, apresentará uma antevisão do trabalho que virá a ser publicado dentro em breve. Pedro Marquês de Sousa é músico filarmónico e presidente da direcção da Sociedade Filarmónica Providência de Vila Fresca de Azeitão. É autor da obra “História da Música Militar Portuguesa”.

A sessão é de entrada livre.

(*) Endereço – Sociedade Filarmónica Providência - Travessa do César, nº 1, Vila Fresca de Azeitão, 2925 AZEITÃO / 38. 31’27,32’’ N / 08.59’44,70’’ O

sábado, 2 de junho de 2012

FCDS comemora Dia Nacional das Colectividades

A FCDS promoveu uma sessão evocativa do Dia Nacional das Colectividades no dia 31 de Maio, em Setúbal, na Sociedade Musical Capricho Setubalense. 

Este momento de encontro e debate, entre dirigentes e activistas sobre o presente e o futuro do movimento associativo, contou com um momento musical a cargo da prestigiada Banda da Sociedade anfitriã. Intervenções dos membros da mesa e público culminaram com um "moscatel de honra" que encerrou a sessão.

À colectividade anfitriã, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, os nossos agradecimentos por toda a colaboração dispensada.

A Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense preencheu a 1ª parte da sessão comemorativa com um repertório diversificado.

Mesa da sessão: da esquerda para a direita, Augusto Flor (Presidente da CPCCRD), Diamantino Estanislau   (Presidente da FCDS), Carlos Rabaçal (Vereador da CM de Setúbal) e Nuno Marques (Presidente da Sociedade Musical Capricho Setubalense)
Entrega de lembrança ao Presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto
Intervenções de representantes do movimento associativo
Aspecto geral