domingo, 25 de maio de 2014

ELEITOS OS NOVOS CORPOS SOCIAIS DA FEDERAÇÃO

As coletividades do distrito filiadas na Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto elegeram os novos órgãos sociais da Federação em assembleia geral eleitoral realizada no dia 24 de Maio.

Acto eleitoral.
A votação teve lugar, conforme convocatória expressa, entre as 16 e as 17 horas na sede da Federação, em Setúbal. O acto eleitoral decorreu com normalidade, tendo também constituído um agradável momento de convívio entre os dirigentes participantes.

Os resultados foram proclamados logo após a assembleia geral eleitoral, tendo o respetivo Presidente da Mesa, Florindo Paliotes (Sociedade Musical Sesimbrense), dado de seguida posse aos dirigentes que integram os novos órgãos sociais. A sessão prosseguiu com intervenções dos Presidentes da Mesa da Assembleia Geral e da Direção que apresentaram temas de reflexão, balanço e perspetivas para o futuro do movimento associativo e da Federação.

A lista agora eleita foi a única concorrente ao acto eleitoral e representa a continuidade da maioria da equipa anterior, bem como das linhas programáticas que têm vindo a ser desenvolvidas na Federação desde Julho de 2011.

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal (FCDS) vai continuar a desenvolver, durante o atual mandato, um importante e vasto trabalho, em várias áreas, para o Movimento Associativo Popular, conforme exposto no Plano de Actividades e Orçamento em curso.

Acto de posse dos corpos sociais. Intervenção do Presidente da Direção,
Diamantino Estanislau (Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense)
A Federação continuará a defender e a promover os valores inerentes a esse Movimento Associativo Popular: a solidariedade, a fraternidade, a independência, a autonomia, a democracia, a cidadania e o trabalho voluntário. Com a globalização e com a política neoliberal existente, estes valores tem vindo a ser sistematicamente colocados em causa, havendo cada vez mais uma política de “menos Estado, melhor Estado”, com o consequente abandono das áreas socioculturais. Urge recordar que a “sociedade civil”, na qual se integra o associativismo, tem uma palavra a dizer, de que não prescinde.

Neste contexto, facilmente se compreende que é ainda nas associações que se pode exprimir a solidariedade, se podem experimentar novas respostas, sendo importante fator de transformação e inovação social, se pode elaborar e concretizar um projeto comum, de carácter coletivo e de raiz social, o trabalho voluntário e benévolo é estruturante da economia social, se assume o exercício da democracia, conduzindo a uma efetiva cidadania e se exprime a definição de identidade local e expressão cultural.

Dia de festa na sede da Federação.
É em consideração a todos estes fatores que a Direção da FCDS trabalha e se esforça para fazer vingar o importante papel que o MAP desempenha na comunidade / sociedade em que está inserida, e para que se possa fazer chegar, mais longe, a sua voz, o seu trabalho, os seus sonhos, as suas revindicações.




Sem comentários:

Enviar um comentário