domingo, 13 de julho de 2014

Federação participa no Conselho Nacional da CPCCRD

Uma delegação da Federação participou nos trabalhos no Conselho Nacional Extraordinário da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto realizados no dia 12 de Julho, no Porto, na sede do Grupo Musical de Miragaia, e que contou com a participação de estruturas associativas de diversos pontos do país.

A cidade do Porto acolheu o Conselho Nacional Extraordinário da Confederação.
Vista a partir da sede do Grupo Musical de Miragaia, coletividade onde decorreram os trabalhos. 
Os trabalhos do Conselho foram antecedidos, na parte da manhã, por reuniões de grupos de trabalho dedicados a temas específicos: 1) sustentabilidade financeira do movimento associativo e 2) formação e qualificação de dirigentes associativos; temas que se encontram no topo das preocupações da família associativa representada pela CPCCRD.

Mesa que dirigiu os trabalhos do grupo de debate sobre formação e qualificação de
dirigentes associativos 
A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal esteve representada em ambos os encontros, dando o seu contributo nos amplos debates realizados. A procura de novas soluções de sustentabilidade e financiamento para a família associativa, a melhoria dos métodos de trabalho e das formas de ligação foram amplamente abordadas no respetivo grupo. A ampliação e adequação da oferta de programas de formação especificamente concebidos para o movimento associativo, bem como a qualificação de formadores oriundos das associações e coletividades foram também discutidos em detalhe.

Delegação da Federação presente no trabalhos.
Os debates decorreram num ambiente de forte e franca participação, beneficiando da diversidade de experiências dos participantes, conselheiros nacionais, associações concelhias de coletividades e federações distritais.

Durante a tarde teve lugar o Conselho Nacional Nacional Extraordinário, centrado na discussão de dois pontos: 1) balanço e medidas sobre a estrutura nacional da Confederação e 2) Congresso Nacional de Coletividades a realizar em 2015. 

O primeiro dos pontos suscitou amplo debate, discutindo-se problemas e situações que carecem de aperfeiçoamento a nível das estruturas existentes e da sua interligação. Cientes da diversidade de situações e experiências ao longo do território nacional, compete à Direção da CPCCRD continuar a promover o aperfeiçoamento da organização da família associativa. Em cooperação com as coletividades associadas e com as estruturas autónomas descentralizadas existentes nos concelhos e nos distritos. São muitas as tarefas por realizar, mas o caminho já percorrido é de molde a cimentar a esperança de uma família associativa mais unida e capaz de lutar pelo reconhecimento do papel que, desde há muito, desempenha na sociedade portuguesa.

Em debate esteve ainda uma proposta para a prorrogação da campanha de recuperação de quotização em atraso, matéria de fundamental importância para a sustentabilidade da Confederação e das estruturas autónomas descentralizadas.

Mesa da Assembleia Geral, à esquerda, e Direção em pleno curso dos trabalhos
Foi ainda debatida a realização de um Congresso Nacional das Coletividades em 2015, aberto a todas as associações e coletividades. Foi considerando que, tendo-se anteriores iniciativas desta natureza realizado nos já longinquos anos de 1993 (Almada) e 2001 (Loures), é toda a oportunidade voltar a reunir a grande família associativa para debater problemas e soluções.

O Conselho Nacional Extraordinário votou ainda saudações especiais à Federação das Coletividades do Distrito do Porto, que comemora o seu 70º aniversário, e ao companheiro Alberto Costa, seu dirigente histórico.

Aspeto geral da assistência.
Uma palavra de registo pela simpatia do acolhimento proporcionado pela coletividade anfitriã, o Grupo Musical de Miragaia, que bem representou associativismo portuense.

CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário