sábado, 21 de março de 2015

Federação reuniu assembleia geral

A Federação reuniu a sua assembleia geral no dia 20 de Março, tendo por ordem de trabalhos a substituição e tomada de posse do presidente da assembleia geral e a discussão e votação do relatório de atividades e contas de 2014. E tempo também para debater o presente e o futuro.

Os trabalhos decorreram na sede da Federação, em Setúbal, tendo contado com a presença dos órgãos sociais da Federação e de representantes de coletividades de diversos pontos do distrito.

Por impossibilidade de estar presente não foi possível dar posse ao novo Presidente da Assembleia Geral, o representante da Sociedade Musical Sesimbrense, João Narciso, acto que ocorrerá oportunamente.


Após a apresentação dos documentos pelo Presidente da Direção, Diamantino Estanislau (S.F. Perpétua Azeitonense), decorreu um debate entre os participantes. Foram explanadas e analisadas as principais linhas do documento, na sequência do que o representante do Conselho Fiscal, Francisco Guerreiro (Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades), procedeu à leitura do respetivo parecer, de onde se destaca que “Após a verificação dos registos contabilísticos e documentos de suporte, dos esclarecimentos obtidos pela Direcção, constatámos que o documento foi elaborado de acordo com princípios contabilísticos geralmente aceites, bem como, no cumprimento das normas estatutárias da Federação, exprimindo de forma adequada a sua situação financeira. O Conselho Fiscal congratulou-se, ainda, com a evolução da gestão social que as contas transmitem e as actividades enunciadas detalham.” Foi o relatório de atividades e contas de 2014 aprovado pela unanimidade dos presentes.

Com o último ponto da ordem de trabalhos reservado a “outros assuntos de interesse”, foi tempo para a abordagem dos principais programas e projetos que a Federação desenvolve atualmente, mas também das dificuldades e constrangimentos..

Especial destaque para as ações relativas ao estudo e promoção dos Jogos tradicionais – nomeadamente as iniciativas promovidas pela Federação em 2013 e 2014, o Encontro TAFISA (22 a 24 Março de 2015, em Setúbal e Lisboa, ver aqui), a recente constituição da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais (de que Federação integra a respetiva comissão instaladora, ver aqui) e o conjunto de projetos que se perspetivam para um futuro próximo, como a formação de técnicos e o projeto de um parque de jogos tradicionais.

Também em debate a necessidade de as coletividades estarem atentas e preparadas para as novas perspetivas de apoio financeiro que serão possíveis com o novo quadro comunitário de apoio que se apresta a ter inicio.

Referenciadas ainda em várias intervenções foram os temas da recuperação administrativa, das sessões informativas para o movimento associativo, do gabinete de contabilidade para as coletividades a preços acessíveis (em funcionamento nas associações concelhias do Barreiro e Almada), os projetos editoriais, a comemoração de datas relevantes para as coletividades e o movimento associativo em geral, as relações institucionais com autarquias e outros parceiros e a participação da Federação nas atividades da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.

Os trabalhos da assembleia foram dirigidos pela respetiva mesa, presidida pelo secretário Henrique Santos (São Paulo Clube Recreativo de Almada) e António Félix Rodrigues (Vulcanense Futebol Clube).

Texto - CA/FCDS
Imagens - CA e HS/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário