sábado, 14 de março de 2015

Movimento associativo do Barreiro debate problemas e soluções

O movimento associativo popular barreirense reuniu-se num Encontro promovido pela Associação de Colectividades do Concelho do Barreiro para debater problemas e soluções. A reunião teve lugar na União Desportiva de Vila Chã (Santo António da Charneca) no dia 14 de Março.

Aspecto do Encontro. Na mesa de abertura, da esquerda para a direita, representantes
da FCDS - Diamantino Estanislau, da ACCB - Daniel Ventura e Armando Cunha Santos,
da C.M. do Barreiro - Vereadora Sofia Martins e da CPCCRD - João Alexandre.
A Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal associou-se a esta iniciativa tendo participado nos debates que se realizaram ao longo do dia. Presentes, para além de colectividades e associações barreirenses, representações das Associações de Colectividades dos Concelhos de Almada e Seixal.

Projecto TAFISA e a promoção do jogos tradicionais portugueses.
O Encontro organizou-se com base em dois painéis temáticos. João Alexandre (CPCCRD) apresentou o programa TAFISA - promoção dos jogos tradicionais e perspectivas futuras de desenvolvimento - de que se realizará um importante Encontro internacional em Lisboa e Setúbal, com o apoio da nossa Federação, nos dias 22, 23 e 24 de Março. Daniel Ventura (ACCB) desenvolveu o tema da comunicação no movimento associativo.

O Encontro foi também lugar para troca de opiniões entre dirigentes associativos.
Para além dos temas base e, como sempre nos encontros do movimento associativo popular, houve tempo para intervenções do público presente, constituído por dirigentes associativos voluntários. Estiveram em debate as questões sempre presentes nas preocupações do movimento associativo: sustentabilidade financeira, custos associados ao licenciamento de espectáculos e outros eventos, nomeadamente os relativos a direitos de autor e de intérpretes, organização contabilísticas e obrigações fiscais.

A mesa de abertura do Encontro foi constituída por representantes da nossa Federação, Associação organizadora (ACCB), Câmara Municipal do Barreiro e Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.

Sede da sociedade anfitriã.
Um Encontro que constituiu mais um dia de informação, debate franco e troca de informações entre dirigentes associativos voluntários.

Texto e imagens: CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário