terça-feira, 28 de abril de 2015

Federação e Associações de Coletividades de Almada, Barreiro e Seixal concertam ação

A Federação reuniu com as associações de coletividades dos concelhos de Almada, Barreiro e Seixal no dia 27 de Abril para debater assuntos de interesse comum e perspetivar programas conjuntos.
O encontro teve lugar na sede da Associação de Coletividades do Concelho de Seixal, à Torre da Marinha.
 
Durante a reunião foram abordados os seguintes temas: Congresso Nacional das Coletividades (Lisboa, 7 de Novembro de 2015); Encontro de Coletividades do Distrito de Setúbal; Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais e constituição do Conselho Distrital da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.
 
Com as energias concentradas na preparação do Congresso Nacional das Coletividades (ver aqui), foram debatidos diversos aspetos relativos à mobilização das coletividades para a discussão dos temas em apreciação e a participação naquela reunião magna do movimento associativo. A organização do Congresso é da responsabilidade conjunta da CPCCRD e de outras oito estruturas nacionais representativas de várias áreas de atividade.
 
A realização de um encontro distrital de coletividades foi também objeto da atenção das associações presentes, confirmando-se a decisão já anteriormente tomada nesse sentido. Oportunamente será definida a respetiva data, programa e calendário de preparação.
 
Também a recém constituída Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, em cuja comissão instaladora a nossa Federação se integra, e as atividades e programas realizados e em curso no domínio dos jogos tradicionais, foram motivo para troca de informações. Especial destaque para as iniciativas no âmbito da TAFISA The Association for International Sport for All, parte das quais decorreram na cidade de Setúbal (ver aqui) com o apoio da Federação.
 
Foi ainda debatida e aprovada a proposta da Federação para a constituição de um Conselho Distrital – instância prevista estatutariamente e com funções de aconselhamento. Este Conselho será integrado, numa primeira fase, pelos Presidentes dos órgãos sociais da Federação e Presidentes das Direções das associações concelhias existentes – Almada, Barreiro e Seixal. Em aberto fica a definição de uma solução para os concelhos do distrito sem associação concelhia.
 
O encontro foi ainda momento privilegiado para a troca de informações sobre programas, atividades e procedimentos desenvolvidos por cada uma das associações presentes.
 
Esta reunião deu continuidade a anteriores encontros, uma prática instituída em 2013, prevendo-se a sua continuidade, nomeadamente com a materialização do Conselho Distrital da Federação.






 Texto - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário