segunda-feira, 1 de junho de 2015

Jogos tradicionais e galardões associativos na comemoração do Dia Nacional das Colectividades

O Dia Nacional das Coletividades, 31 de Maio, foi assinalado com uma sessão com dois momentos altos:  uma conferência dedicada ao papel dos jogos tradicionais no processo de inclusão das pessoas com deficiência e a cerimónia de atribuição de galardões associativos. A iniciativa foi da CPCCRD e teve lugar nas instalações do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.


Aspetos do público participante.
A conferência incluiu a apresentação de comunicações que, sob diversos ângulos, abordaram a ligação e o potencial da utilização dos jogos tradicionais pelas comunidades em geral e pelos cidadãos portadores de deficiência em particular. Novas perspetivas e abordagens sobre este tema foram trazidos à reflexão e ao debate, nomeadamente a necessidade de novas visões inclusivas.

Jorge Carvalho (IPDJ), Rui Oliveira (Secretário geral do Comité Paralímpico de Portugal) e Carla Silva (Nottingham Trent University e investigadora do Centro da UNESCO para a inclusão em educação física, desporto e fitness) foram os preletores, numa sessão em que, como é habitual nas iniciativas associativas, houve também tempo para a intervenção do público.
Mesa da conferência. Da esquerda para a direita: Carla Silva (investigadora),
Francisco Barbosa da Costa (Presidente da Mesa do Congresso), Rui Oliveira
(Comité Paralímpico de Portugal) e Jorge Carvalho (IPDJ).
A comemoração nacional do Dia das Coletividades foi também o momento escolhido para a atribuição dos galardões associativos.

Por sua iniciativa ou sob proposta das estruturas descentralizadas a Confederação atribuiu os seguintes galardões: Parceiro do Ano: IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude, representado pelo seu Presidente, Augusto Baganha; Reconhecimento e Homenagem: Alfredo Campos (a título póstumo) e Joaquim Serra Brito (Presidente do Circulo Católico Operário de Barcelos); Órgão de informação autárquica: portal do associativismo da Câmara Municipal de Loures; Órgão de comunicação social: Rádio Barcelos; Valor e exemplo: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Clube Atlético e Cultural da Pontinha.

Augusto Flor, Presidente da CPCCRD, entrega o galardão ao IPDJ,
representado pelo seu Presidente, Augusto Baganha (ao centro).
Jorge Oliveira (CPCCRD) entrega o galardão, a título póstumo, ao dirigente Alfredo Campos,
representado por seu filho (à direita).
Joaquim Serra Brito (Círculo Católico Operário de Barcelos), à esquerda,
recebe o galardão. Entrega António Bessa Carvalho (CPCCRD).
João Alexandre, da CPCCRD, entrega o galardão à Câmara Municipal de Loures,
representada pelo seu Vice-Presidente Paulo Leão (à esquerda).
Representante da Rádio Barcelos, à esquerda, recebe galardão. Entrega Ema Borrego
da Direção da CPCCRD.
Vereadora Cristina Tenreiro (à direita), em representação da Câmara Municipal
de Santa Maria da Feira. Entrega o galardão Sónia Silva da Direção da Confederação.
Representante do Clube Atlético da Pontinha (à direita) recebe galardão entregue
por Fernando Vaz (CPCCRD)
Ao longo de uma tarde de debate e convívio entre dirigentes associativos voluntários, houve ainda tempo e espaço para a animada atuação do Grupo de Cavaquinhos de São Vicente de Fora. Para encerrar a sessão foi sido servido um moscatel de honra a todos os participantes.
Grupo de Cavaquinhos de São Vicente.
Estiveram ainda presentes na sessão representantes de outras estruturas associativas nacionais, nomeadamente Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Confederação do Desporto de Portugal e Corpo Nacional de Escutas.
Esta iniciativa da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto contou com a colaboração e participação de representações das estruturas descentralizadas – associações concelhias e federações distritais, tendo-se realizado nas instalações do Comité Olímpico de Portugal.

Texto e imagens - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário