segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Conselho Nacional da CPCCRD prepara 2016

O Conselho Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto reuniu no dia 12 de Dezembro, na Covilhã, encontro que contou com a participação ativa da Federação na qualidade de estrutura descentralizadas da CPCCRD.


Na ordem de trabalhos destacava-se, de entre outros assuntos, o balanço do Congresso Nacional das Colectividades, Associações e Clubes (Lisboa, 7 de Novembro de 2015), a preparação do processo eleitoral para a eleição dos órgãos sociais da Confederação e a discussão e votação da proposta da Direção do Plano de Atividades e Orçamento para 2016.


Foi aprovada uma resolução associativa que reconhece o importante contributo do Congresso para a definição do futuro do movimento associativo popular, nomeadamente com a aprovação pelos congressistas das Recomendações Estratégicas, que deverão agora ser objeto da maior divulgação junto dos diversos sectores da sociedade portuguesa.

A proposta de Plano de Atividades e Orçamento para 2016 plasma as principais apostas da Confederação para o próximo ano – que será também ano de escolha de novos órgãos sociais mediante a realização de um Congresso Eleitoral da Confederação em 9 de Abril.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2016, aprovado por unanimidade, distribui-se pelos seguintes capítulos: Processo eleitoral ordinário - mandato 2016/2019; Implementação das Recomendações do Congresso Nacional; Candidaturas Programas e projetos; Projetos plurianuais; Formação e qualificação dos dirigentes associativos; Comunicação, informação, imagem e movimentos sociais; Dia Nacional das Colectividades; Sustentabilidade financeira; Relações institucionais e Relações associativas internacionais.

O Conselho Nacional aprovou ainda uma resolução associativa relativa ao Hino da Confederação, da autoria do Maestro Manuel Gonçalves Batalha quando este era Maestro da Sociedade Filarmónica União Capricho Olivalense (1937-1945 e 1946-1950). Nos termos da mesma resolução o hino terá a designação de "Ideal Associativo".

Os trabalhos decorreram com grande participação de conselheiros, membros dos órgãos sociais e representantes de estruturas descentralizadas, o que “obrigou” a uma rigorosa condução dos trabalhos pelo presidente da mesa da assembleia geral.


Os trabalhos tiveram lugar no Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Texto e imagens - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário