sábado, 26 de março de 2016

Revista “Análise Associativa” número dois: estudar o associativismo e o Estado Social

A revista “Análise Associativa” número dois está já em distribuição e tem como tema de destaque as relações entre associativismo e Estado Social. Mas há outros importantes assuntos em análise.

A publicação da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto apresenta-se, neste número datado de Dezembro de 2015, organizada em quatro secções: o tema em destaque, uma grande reportagem dedicada ao Congresso Nacional das Colectividades Associações e Clubes (7 Novembro de 2015, Lisboa), estudos universitários e legislação e jurisprudência.


Na secção dedicada ao tema Associativismo e o Estado Social são apresentados: “O papel das entidades da economia social na prossecução dos objectivos de segurança social – algumas reflexões”, por Miguel Coelho; “As IPSS e o seu papel na sociedade”, por João Bernardino e “Políticas sociais contemporâneas e associativismo popular”, por Sérgio Pratas.

No capítulo dedicado à investigação universitária, destaque-se o trabalho “Qual o valor económico do trabalho voluntário? O caso das colectividades de cultura, recreio e desporto em Portugal”, de Joana Santos. Um texto que demonstra o impacte sócio-económico e financeiro resultante do trabalho voluntário realizado no universo das colectividades e associações, um dos mais importantes componentes da economia social. O trabalho teve por base um inquérito realizado junto de colectividades confederadas.

Ainda no domínio dos estudos universitários são apresentados trabalhos sobre práticas artísticas colaborativas em tempo de revolução (Cristina Pratas Cruzeiro), um monumento ao associativismo popular em Almada, 1984-1994 (Sérgio Vicente) e financiamento da economia social (Paula Guimarães).

A secção dedicada à legislação e jurisprudência fica a cargo de um trabalho dedicado ao estatuto do dirigente associativo voluntário – “um ilustre desconhecido”, como lhe chama a autora, Maria João Santos.

Aqui se saúda a iniciativa da CPCCRD em manter uma publicação dedicada à divulgação de estudos sobre temas associativos, procurando recolher o contributo analítico da Academia e estimular uma mais que necessária relação entre a Universidade e o movimento associativo popular.

Ficha técnica
Análise Associativa 2015 (n.º2) “O Associativismo e o Estado Social”; Diretor: Sérgio Pratas; Conselho Científico: Américo Mendes - Universidade Católica/Porto, Artur Cristóvão - UTAD, Artur Martins - GEMAP, Cristina Pratas Cruzeiro - Faculdade de Belas Artes/UL, Joana Pereira - investigadora, José Ornelas - ISPA, José Manuel Leite Viegas - ISCTE/IUL, José Zaluar Basílio -Universidade Lusófona, Luís Moreno - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/UL. Edição e propriedade: Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto; Concepção gráfica e paginação: 4iD; Impressão: Tiragem: 500 exemplares; ISSN: Análise Associativa; Depósito legal: 384231/14

Texto: CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário