terça-feira, 24 de maio de 2016

IX Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais em Setúbal

A IX Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais vai realizar-se em Setúbal nos dias 4 e 5 de Junho, com as atividades a decorrerem no Parque do Bonfim e Escola Secundária Sebastião da Gama em simultâneo com programa do município sadino Há Festa no Parque.

O programa desta IX Convenção inclui demonstrações de jogos tradicionais portugueses que poderão ser experimentados por todos os interessados. Os diversos jogos - malha, tração à corda, pião, latas e burro, de entre outros, estarão disponíveis nos dias 4 e 5 no Parque do Bonfim (lado sul), frente à Escola Secundária Sebastião da Gama.


Fórum debate jogos tradicionais 

O programa da Convenção comporta ainda a realização de Fórum de debate que terá lugar no sábado, 4, a partir das 14h15, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Este Encontro contará com a participação dos investigadores Ana Rosa Jaqueira e Paulo Coelho, ambos da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; Lucília Ferro Santos e Vasco Caleira da Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e um representante da Câmara Municipal de Setúbal/Cidade Europeia do desporto.

Exposição 

A exposição “100 Jogos Tradicionais 100% Futuro” poderá ser vista entre 25 de Maio e 5 de Junho na Escola Secundária Sebastião da Gama. Esta mostra aborda a temática dos jogos tradicionais numa perspetiva mais aprofundada, fazendo a ligação entre o passado e o futuro.

Esta exposição foi produzida pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto em cooperação com o Instituto Português da Juventude e Desporto

Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais

A IX Convenção integra ainda, no dia 5, a assembleia-geral eletiva dos órgãos sociais da recém-constituída Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, que assim escolheu Setúbal para eleger os seus primeiros corpos sociais.

A FPJT foi constituída por escritura notarial de 26 de Fevereiro de 2015, datando a sua assembleia constituinte de Março do ano anterior. Com a eleição dos órgãos sociais a Federação inicia a sua atividade em plenitude.

Há Festa no Parque

A Convenção decorre em simultâneo com o programa Há Festa no Parque, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal que anualmente reune no Parque do Bonfim, em Setúbal, atividades para toda a família, numa iniciativa que assinala, de forma animada, o encerramento do ano letivo.

*
A IX Convenção Nacional dos Jogos Tradicionais é uma iniciativa da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal em colaboração com a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto e a Câmara Municipal e Setúbal e o apoio das Associações de Coletividades dos Concelhos de Almada, Barreiro e Seixal e Associação de Amizade Arroteense. Esta iniciativa integra ainda a programação da Cidade Europeia do Desporto Setúbal 2016. 

Texto - CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário