quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Associação de coletividades avança em Setúbal

Por iniciativa de um conjunto de associações setubalenses decorrem trabalhos com vista à constituição da Associação de Coletividades do Concelho de Setúbal, processo que tem vindo ser acompanhado pela Federação.

Reunião dos grupos de trabalho no Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau -  20 Outubro 2016.

O processo foi iniciado com uma primeira reunião que teve lugar no dia 25 de Julho nas instalações do Centro Sociocultural Elmano Sadino. O grupo promotor realizou desde então diversas reuniões abertas a todas as coletividades do concelho, no sentido de auscultar o movimento associativo.

Dos encontros e debates sobre os problemas que afetam o movimento associativo concelhio, resultou já a constituição de uma comissão instaladora composta pelas seguintes associações: Sociedade Musical Capricho Setubalense, Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, São Domingos Futebol Clube, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, Clube de Campismo de Setúbal, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Sport Clube do Sado, Núcleo Desportivo e Recreativo “Ídolos da Praça”, Grupo Desportivo Independente e Clube de Futebol “Os Sadinos”.


Reunião dos grupos de trabalho no Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau -  20 Outubro 2016.
O projeto foi apresentado publicamente no dia 30 de Setembro em conferência de imprensa realizada na Casa da Cultura de Setúbal. Na ocasião foi distribuída uma nota que assinala que o movimento associativo setubalense “cumpre destacadas funções sociais, na formação de crianças e jovens, na educação não formal, no bem-estar físico, mental e social” dos associados e contribui para a construção “de uma sociedade sem desigualdades, mais participada e democrática”.

Os debates já realizados, sempre abertos a todas as coletividades, tem vindo a abordar aspetos da maior importância para a vida associativa: a cooperação associativa e a rentabilidade de meios e recursos; o apoio nas áreas a contabilidade, fiscalidade e direito; a formação dos dirigentes associativos; o estabelecimento de parcerias que beneficiem o trabalho e a poupança de recursos das associações; a representação do movimento associativo junto de terceiros e o estímulo à acção conjunta, através de projetos de interesse comum.

A integração desta nova estrutura representativa na família associativa representada pela Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto conta-se entre as linhas de orientação já expressas. Juntando-se, assim, às associações concelhias de Almada, Barreiro e Seixal, já constituídas e em pleno funcionamento.

As coletividades participantes decidiram criar dois grupos de trabalho, um dedicado às questões estatutárias da futura associação e um outro vocacionado para a realização de contactos com o movimento associativo do concelho e o levantamento de problemas, processo já em curso. 

Texto – CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário