quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Associação de coletividades avança em Setúbal

Por iniciativa de um conjunto de associações setubalenses decorrem trabalhos com vista à constituição da Associação de Coletividades do Concelho de Setúbal, processo que tem vindo ser acompanhado pela Federação.

Reunião dos grupos de trabalho no Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau -  20 Outubro 2016.

O processo foi iniciado com uma primeira reunião que teve lugar no dia 25 de Julho nas instalações do Centro Sociocultural Elmano Sadino. O grupo promotor realizou desde então diversas reuniões abertas a todas as coletividades do concelho, no sentido de auscultar o movimento associativo.

Dos encontros e debates sobre os problemas que afetam o movimento associativo concelhio, resultou já a constituição de uma comissão instaladora composta pelas seguintes associações: Sociedade Musical Capricho Setubalense, Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, São Domingos Futebol Clube, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, Clube de Campismo de Setúbal, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Sport Clube do Sado, Núcleo Desportivo e Recreativo “Ídolos da Praça”, Grupo Desportivo Independente e Clube de Futebol “Os Sadinos”.


Reunião dos grupos de trabalho no Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau -  20 Outubro 2016.
O projeto foi apresentado publicamente no dia 30 de Setembro em conferência de imprensa realizada na Casa da Cultura de Setúbal. Na ocasião foi distribuída uma nota que assinala que o movimento associativo setubalense “cumpre destacadas funções sociais, na formação de crianças e jovens, na educação não formal, no bem-estar físico, mental e social” dos associados e contribui para a construção “de uma sociedade sem desigualdades, mais participada e democrática”.

Os debates já realizados, sempre abertos a todas as coletividades, tem vindo a abordar aspetos da maior importância para a vida associativa: a cooperação associativa e a rentabilidade de meios e recursos; o apoio nas áreas a contabilidade, fiscalidade e direito; a formação dos dirigentes associativos; o estabelecimento de parcerias que beneficiem o trabalho e a poupança de recursos das associações; a representação do movimento associativo junto de terceiros e o estímulo à acção conjunta, através de projetos de interesse comum.

A integração desta nova estrutura representativa na família associativa representada pela Confederação Portuguesa de Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto conta-se entre as linhas de orientação já expressas. Juntando-se, assim, às associações concelhias de Almada, Barreiro e Seixal, já constituídas e em pleno funcionamento.

As coletividades participantes decidiram criar dois grupos de trabalho, um dedicado às questões estatutárias da futura associação e um outro vocacionado para a realização de contactos com o movimento associativo do concelho e o levantamento de problemas, processo já em curso. 

Texto – CA/FCDS

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Encontro do Movimento Associativo de Setúbal 2016

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal associa-se ao Encontro do Movimento Associativo de Setúbal 2016, que terá lugar no Fórum Municipal Luisa Todi em 15 de Outubro, numa iniciativa promovida pelo município sadino.


Os trabalhos decorrerão durante o dia, com início às 09h30, e têm por tema Setúbal 2016 Cidade Europeia do Desporto.  Do Desporto para Todos aos Grandes Eventos Desportivos.
 
 A sessão de abertura está a cargo da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira e do Presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor.

O Presidente da CPCCRD apresentará, no âmbito do programa do Encontro, uma conferência dedicada ao tema “O Movimento Associativo Popular identifica problemas e aponta soluções para o futuro!"


As inscrições devem ser feitas através do e-mail setubal2016@mun-setubal.pt


A Federação far-se-á representar neste Encontro e apela à participação dos seus associados, bem como de todas as coletividades e associações do concelho de Setúbal!

domingo, 2 de outubro de 2016

Entusiasmo e participação no World Walking Day em Setúbal

Foi com grande entusiasmo e participação popular que decorreu no dia 2  de Outubro a caminhada setubalense, promovida pela Federação no âmbito do World Walking Day / Dia Mundial da Caminhada e que percorreu um itinerário de interesse histórico e patrimonial.

A iniciativa reuniu cerca de um milhar de participantes que começaram a manhã na praça de Bocage, bem no centro da cidade de Setúbal, com uma animação de zumba. Os participantes receberam um folheto indicativo do percurso, onde se continham informações sobre monumentos e outros pontos de interesse. 

A caminhada percorreu cerca de sete quilómetros, tendo atravessado e dado a conhecer aos participantes o centro histórico histórico sadino, bem como outros importantes e simbólicos espaços da cidade. A iniciativa terminou no parque urbano de Albarquel, junto ao Sado. 

A iniciativa integrou o programa mundial da TAFISA, constando ainda nas actividades de Setúbal 2016 Cidade Europeia do Desporto bem como nas comemorações do Dia do Coração que decorreram naquele parque de Setúbal.

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal agradece a todos as associações e entidades que contribuíram para o grande êxito da caminhada setubalense: Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Câmara Municipal de Setúbal, Corrida Nocturna de Setúbal, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Junta de Freguesia de São Sebastião, Associação de Reformados e Pensionistas de São Sebastião, Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Setúbal e programa de rádio Voz do Movimento Associativo da Rádio Quinta do Conde .


video

video


Zumba na Praça de Bocage

Momento de evocação do Dia Mundial da Caminhada


Avenida Luísa Todi

Largo da Misericórdia

Parque do Bonfim

Parque da Algodeia

Bairro de Troino 

Descendo a caminho da avenida Luisa Todi

Praia da Saúde. A caminho do Parque Urbano de Albarquel
Rua Arronches Junqueiro 

Texto e imagens - CA/FCDS