segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Festa e debate: 14 anos de Federação

A comemoração do aniversário da Federação realizou-se este ano em Sines. Foi em 28 de Janeiro, na histórica Sociedade Musical União Recreio Sport Sineense, em ambiente de festa, debate e confraternização!

Aspeto da sessão.
Encontro associativo e debate

O programa comemorativo do 14.º aniversário teve início com uma sessão dedicada à apresentação de duas obras sobre temática associativa recentemente editadas pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto: "Um Outro Olhar sobre o Associativismo Popular", da autoria de Sérgio Pratas, e o número 3 da revista "Análise Associativa", que tem por tema de destaque Subsídios para a História do Associativismo Popular.

Abertura do Encontro com o movimento associativo. Da esquerda para a direita
Carlos Salvador (JF Sines), Carlos Anjos (FCDS) e Ana Dias (SMURSS)
As apresentações estiveram a cargo de Sérgio Pratas, autor de “Um Outro Olhar sobre o Associativismo Popular” e de Maria João Santos, que prefacia a obra. A abertura dos trabalhos contou com a participação dos presidentes da Sociedade anfitriã, Ana Dias, e da Junta de Freguesia de Sines, Carlos Salvador, com moderação de Carlos Anjos, em representação da Federação.

Durante o encontro procedeu-se, a partir da obra acima referida, à abordagem de questões relativas à necessária atualização de diversa legislação com interesse para a vida associativa. Das regras e princípios constitucionais, passando pelas limitações do estatuto de utilidade pública e municipal, ou da gestão coletiva dos direitos de autor e dos direitos e responsabilidades do dirigente associativo voluntário. Foi assim possível desenvolver um profícuo e esclarecedor diálogo que motivou o interesse dos dirigentes associativos presentes durante cerca de duas horas.

Da esquerda para a direita: Sérgio Pratas, Carlos Anjos e Maria João Santos
O resultado do debate realizado contribuirá para a elaboração de um relatório com propostas de alteração legal. Documento este a apresentar à Assembleia da República, Governo e Conselho Nacional da Economia Social, no âmbito do trabalho da CPCCRD.

A anteceder a sessão solene teve lugar uma apresentação musical a cargo do grupo musical SKALABÁTUKA de Sines, terra de tradições carnavalescas.

Grupo SKALABÀTUKA
Sessão solene comemorativa

A sessão solene comemorativa foi dirigida por Henrique Santos, secretário da assembleia geral da Federação, na impossibilidade do seu presidente, ausente por motivo de força maior. Integraram a mesa da sessão representantes da FCDS - presidente Diamantino Estanislau; sociedade anfitriã, SMURSS - presidente Ana Dias; CM de Sines - presidente Nuno Mascarenhas; JF de Sines - presidente Carlos Salvador e a CPPCRD - secretário Joaquim Escoval.

Da esquerda para a direita: Ana Dias (SMURSS), Diamantino Estanislau (FCDS),
Nuno Mascarenhas (CM Sines), Henrique Santos (FCDS), Carlos Salvador (JF Sines)
O Presidente da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal historiou o trabalho desenvolvido durante o ano transato, expressando a importância do conjunto de ligações da familia associativa representada pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, federação e associações de colectividades concelhias já existentes e em formação.

“Ao longo dos seus 14 anos de existência, a nossa Federação, já passou por momentos menos bons e alguns até difíceis, mas nunca deixou de lutar e as suas direcções souberam ultrapassá-los. Entretanto nunca deixou de trabalhar para alcançar os seus objectivos. Estamos conscientes das dificuldades que os dirigentes associativos hoje enfrentam e das suas necessidades mais prementes. Pois, tendo em atenção essas situações, a FCDS realça a importância das acções de formação e está empenhada em criar todas as condições possíveis para dar aos seus dirigentes, mais formação e qualificação, em várias  áreas, para uma  maior capacitação, dos dirigentes do MAP, com o apoio da nossa confederação.”, afirmou ainda Diamantino Estanislau.

Diamantino Estanislau, presidente da Federação

Ana Dias, presidente da SMURSS, entrega lembrança à Federação

Carlos Salvador, presidente da Junta de Freguesia de Sines

Joaquim Escoval, CPCCRD

Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines
Durante esta sessão registaram-se intervenções de todos os membros da mesa, bem como do público presente: Vitor Antunes (JF Quinta do Conde), Hélder Rosa (Associação de Coletividades do Concelho do Seixal), Carlos Branco (Junta da União de Freguesias de Setúbal), Jorge Costa (Associação de Coletividades do Concelho de Almada), Daniel Ventura (Associação de Coletividades do Concelho do Barreiro) e Sara Abreu (Grupo Recreativo Escola de Samba Corvo de Prata)

A Federação entregou ainda lembranças às associações concelhias de coletividades presentes, bem com a representantes da JF da Moita, SMURSS e sua Banda Filarmónica e JF da Quinta do Conde.


Concerto, jogos. Festa e confraternização

Um concerto pela Banda da Sociedade Musical União Recreio Sport Sineense, com direcção de Sérgio Pisco, constituiu  um brilhante e animado momento musical, com um reportório e uma execução que concitaram o agrado geral do público.

Banda da Sociedade Musical União Recreio Sport Sineense, dirigida por Sérgio Pisco
As festividades viriam a ser encerradas com os dirigentes associativos presentes a entoar os parabéns à Federação e a partilhar o bolo de aniversário.


video

Durante a tarde decorreu uma demonstração de jogos tradicionais no recinto fronteiro à sede da coletividade.

Tarde de jogos tradicionais. Companheiros da Associação de Coletividades do
Concelho de Almada em ação.
O programa das comemorações constituiu ainda um importante momento de conhecimento mutuo e estreitamento de relações entre dirigentes associativos voluntários. Cumprindo-se também um objetivo de troca de informação e experiências.


A Federação regista e agradece o apoio da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Sociedade Musical União Recreio Sport Sineense, Associações de Colectividades dos Concelhos de Almada, Barreiro e Seixal, Junta de Freguesia de Sines, Câmara Municipal de Sines, Junta de Freguesia de São Sebastião (Setúbal), Junta de Freguesia da Quinta do Conde (Sesimbra) e a todas as colectividades e associações presentes.

Texto e imagens: CA/FCDS

Sem comentários:

Enviar um comentário