domingo, 21 de maio de 2017

Colectividades de Sesimbra reuniram em Encontro do Movimento Associativo

Coletividades e associações do concelho de Sesimbra participaram no Encontro do Movimento Associativo realizado no dia 20 de Maio na Junta da Freguesia da Quinta do Conde, numa iniciativa das autarquias de Sesimbra coordenada pela Junta quinta-condense.

Sessão de abertura
O programa decorreu ao longo de todo o dia, tendo sido iniciado com um momento artístico a cargo do Coro da Universidade Sénior "O Sonho não tem idade" da Quinta do Conde e intervenções de boas vindas por Vítor Antunes, Presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Clementina Henriques, em representação da CPCCRD e Felícia Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

Mesa de abertura: Felícia Costa (CM Sesimbra), Vítor Antunes (JF Quinta do Conde)
e Clementina Henriques (CPCCRD)
O programa do Encontro incluiu painéis dedicados aos temas "Sustentabilidade do Movimento Associativo", com intervenções de Clementina Henriques e Artur Martins, ambos da CPCCRD e moderação de Daniel Ventura (ACCB) e "Um Outro Olhar sobre o Associativismo Popular", por Maria João Santos e Sérgio Pratas, também ambos da CPCCRD e moderação da Carlos Anjos (FCDS).

Painel sobre "Sustentabilidade do Movimento Associativo"
Após almoço aberto aos participantes no Encontro, o forum associativo sesimbrense prosseguiu com intervenções dedicadas ao tema "Desenvolvimento Comunitário e Associativismo", por Deolinda Nunes e à apresentação de experiências associativas de sucesso no concelho: Joaquim Tavares apresentou a "Formação do futebol na ADQC" e António Marques  "O Sonho Associativo" do Centro de Estudos Culturais e Acção Social Raio de Luz.

Aspecto da assistência
Intervenção de Deolinda Nunes sobre "Desenvolvimento Comunitário e Associativismo"
A temática do jogos tradicionais esteve também em debate, sendo objeto da intervenção "Jogos do Passado, Jogos do Futuro", por João Alexandre, Presidente da Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais.

Os trabalhos do Encontro contaram com a participação viva e interessada dos assistentes, tendo os debates dado ocasião para o esclarecimento de temas de interesse comum. A troca de informações e experiências entre os dirigentes associativos do concelho de Sesimbra presentes foi também uma mais valia deste Encontro.

A Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal saúda as coletividades e associações, os seus dirigentes e activistas e os autarcas do concelho de Sesimbra pelo sucesso de mais um momento de fundamental importância para a consolidação do associativismo popular.

Texto e imagens - CA/FCDS

1 comentário:

  1. Para aliviar o stress, dá quaren-
    tena.procuro colectividades que
    tenham jogadores DAMAS NACIONAIS,
    para fazermos intercâmbio de conhe-
    cimentos.Desde já agradeço.

    ResponderEliminar